A imagem do corpo

Conheci de perto uma criança que esteve durante quatro anos num espaço fechado e restrito. Quando de lá saiu, foi necessário adaptar a sua mente à complexidade das informações do mundo exterior, e o seu corpo a um novo espaço, a novas dimensões.

Para que essa adaptação se efectuasse nos dois campos, recorreu-se a duas instituições bem diversas: o Instituto Médico-Pedagógico, com o prof. Bairrão Ruivo, e o Colectivo Cultural e Recreativo de Santa Catarina (Escola de Circo), com a Teresa Ricou (Tété).

Para se julgar da eficácia da solução escolhida, poder-se-á dizer que hoje ninguém agarra aquela criança.

O corpo e o mundo

Era, de facto, um problema pois a criança em condições de aprendizagem [perde o] contacto, não só com uma realidade diversificada, como também com os dados escolares – leitura, escrita, etc. Questões pedagógicas idênticas se colocarão em relação a crianças perfeitamente capazes sob o ponto de vista de inteligência, mas com problemas afectivos ou outros.
Quanto à questão do corpo e da sua relação com o mundo, ela é tão importante que pode tornar-se determinante, para toda a vida, do equilíbrio afectivo e emocional.
Mais uma vez e em tempo de regresso à escola, lembremo-nos das crianças. Na última edição de «O Jornal Ilustrado» falámos do cérebro. Falemos, hoje, do corpo todo. Aliás corpo é cérebro e cérebro é corpo. As nossas pernas, os nossos braços, e nossa maneira de respirar têm a ver com a forma como nos sentimos, como pensamos.
Vem isto a propósito do Colectivo de Santa Catarina (1), aliás em momento de animação, no Fórum Picoas. Este Colectivo, com uma longa história de acção cultural, vai trabalhar, este ano, num novo espaço e com o apoio da Direcção-Geral dos Serviços Tutelares de Menores. Para resumirmos a sua actividade diremos que funcionará em três sentidos: apoio a crianças em risco; escola de circo; e animação cultural, com técnicas de expressão corporal. Como se compreende, tais actividades podem ter zonas comuns.

Expressão corporal

São particularmente interessantes para o público em geral, a animação cultural e a expressão corporal: haverá actividade de tempos livres para as crianças que ali farão trabalhos manuais, aprenderão música e pequenos truques de circo, além de poderem contar com uma ajuda na execução dos trabalhos de casa. A aprendizagem através da expressão artística (o que é diferente da aprendizagem das artes) é um método que, nos últimos anos, se tem desenvolvido, com bons resultados para a inspiração e poder criativo das crianças.
Mas será em contacto com as técnicas de expressão corporal que as crianças (e os adultos) poderão aprender a estar à vontade no seu corpo.
Estas técnicas de expressão corporal revelam-se um campo de síntese de contribuições de vária ordem – expressão teatral, dança, ginástica, yoga, dinâmica de grupos. Procura-se que o indivíduo adquira o conhecimento do seu corpo, que aprenda a movimentá-lo e a mover-se dentro do grupo. 

Para uma boa saúde

Para muitas crianças e adolescentes, o corpo torna-se um empecilho. Quais as consequências disso quando adultos, sabemos nós todos… Com efeito, as crianças sentem-se desajeitadas, não sabem se são gordas se são magras, tropeçam em tudo e todos, encolhem os ombros, por tique, e começam a ficar encurvadas. É preciso dar-lhes uma imagem do seu corpo, levá-las a terem consciência de si próprias. É preciso que aprendam a fazer gestos e a situarem-se no espaço. Para tal, há técnicas, que garantem uma aprendizagem lenta e progressiva. Usar uma mão, um braço, fazê-lo sozinhos, fazê-lo em grupo. Há técnicas que empregam pequenos jogos, de imitação, de mímica, de entreajuda. Ou que se baseiam numa certa teatralização, com invenção de cenas, personagens, histórias. Alguns desses jogos inspiram-se no estudo de atitudes humanas muito antigas, quando a vida envolvia sentido gregário, de relação dos corpos entre si e de importância do corpo, muito diferente do actual.
Há técnicas de concentração e de relaxação muscular, para aprendizagem do domínio dos músculos.
A contribuição do yoga para a expressão corporal liga-se sobretudo, ao controlo respiratório e à relação entre a postura do corpo e a respiração. Todos nós beneficiamos da ginástica respiratória. Mas para os que têm problemas respiratórios ela é indispensável. Ora, a ginástica respiratória não implica nenhum treino intensivo, mas a prática diária de alguns movimentos durante alguns minutos. A sábia «saudação ao sol» do yoga mais não é do que a repetição de expirações e inspirações forçadas, acompanhadas de flexões, que «limpam» os pulmões, provocam uma melhor oxigenação e, ao mesmo tempo, tonificam os abdominais. Parece que, no Oriente, se vêem cidades inteiras a saudar repetidamente o Sol, durante alguns minutos de manhã. Uma boa prática…
Usando técnicas de expressão corporal pode ser que alguns envergonhados se sintam bem no seu corpo e que alguns doentes deixem de o ser.

(1) O Colectivo de Santa Catarina fica na Rua dos Ferreiros a Santa Catarina, 4, em Lisboa, e os telefones são 370719 e 367298. [Actualmente, fica na Rua Costa do Castelo, 1, 1149-079 Lisboa e o telefone é o 218 885 550]

Isabel do Carmo